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CBM – CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE MOTOCLISMO
 

FCM – FEDERAÇÃO CATARINENSE DE MOTOCICLISMO

Diretoria de Enduro Padrão F.I.M

 

COPA ALTO VALE ENDURO F.I.M

 

REGULAMENTO COPA 2024

 

 

ART. 01 – PARTICIPAÇÃO NO CAMPEONATO

* De acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, por transitar em vias públicas, fica proibida a participação de menores de idade nas provas da Copa Alto Vale. Participam pilotos perante a apresentação da CNH.

 

ART. 01.1 – O início das provas se dará às 08;30 hs pelo ranking comum do campeonato com a volta de reconhecimento OBRIGATÓRIA. Aproximadamente 09:20 hs será dado a largada cronometrada valendo tempo.

 

ART.02 – PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO

* Os 20 (vinte) melhores pilotos classificados de cada categoria receberão os pontos conforme a colocação ao fim de cada etapa da competição:

ART 02.1 – A PONTUAÇÃO somente será considerada válida após o piloto completar a volta de reconhecimento e completar ao menos 1º especial da volta cronometrada. Só a volta de reconheciemento não dará direito a pontuação, e sim somente como descarte. (Ou seja, passar pelo menos 4 (duas) vezes pelas fotocélulas).

Notas Importantes:

1. Não poderá ter alterações nas datas das Etapas, salvo as data pré-definidas contidas no calendário.

2. DESCARTE. Todos pilotos participantes do campeonato, acontecendo 7 etapas ou mais,  deverão OBRIGATORIAMENTE descartar 2 piores resultados do ano, desde que este tenha pago inscrição, tanto válidas pelo campeonato das categorias ou como no geral. Caso aconteçam 6 etapas, haverá somente 1 etapa de descarte para ambas. É dever do piloto informar a organização do campeonato até antes divulgação dos resultados oficiais quando este pagar e não comparecer a referida etapa para este efeito de descarte de pior resultado ou ainda, até a realização da prova subsequente. Excepcionalmente, somente e tão somente a 1ª etapa poderá ser paga para descarte, até inicio da 3ª etapa. E as demais etapas para descarte, poderão ser pagas até a realização da prova subseqüente. Neste último caso, o valor do descarte será o mesmo valor da Inscrição.

2.1 Não é válido para descarte, a prova em que o piloto tenha sido protestado e consequentemente desclassificado.

2.2 É concedido a organização da Copa, indicar/escolher um piloto para poder fazer o traçado utilizado na prova com o GPs antecipadamente, podendo fazer a tomada de tempo e ou ainda indicar melhorias ou ajustes a serem feitos no evento sem prejuízo algum. (desde que não em excesso de voltas).

2.3 Todo piloto poderá usar o(s) decarte(s) de pior(es) resultado(s) somente na categoria ao qual estiver inscrito e participando no momento, não podendo o mesmo ser utilizado caso troque de categoria futuramente.

2.4 Trocando de categoria, o piloto que optar em querer fazer descarte da(s) etapa(s) anterior(es), o mesmo deverá pagar o(s) descarte(s) novamente.

3. Cada Trail Clube terá o direito de indicar dez pilotos para ajudar na organização da sua prova, os quais serão recompensados com a melhor pontuação que obtiverem no campeonato.

3.1 Será duplicado o melhor resultado do campeonato para os pilotos sediadores da etapa.

3.2 Todo piloto somente poderá utilizar a pontuação de organizador somente na categoria que estiver inscrito ou participando, não podendo ser transferido ou utilizado caso troque de categoria futuramente, se a mesma já tenha ocorrido.

3.3 Caso um organizador organizar 2 etapas, o mesmo deverá duplicar seus 2 melhores resultados obtidos durante o ano.

3.4 Os pilotos indicados deverão estar associados no quadro de membros do Trail Clube sediador, ou ainda morar na cidade sediadora, ou ainda ajudar na organização, a critério da organização local.

3.5 O piloto indicado pra ajudar na prova ou organização do mesmo, ao não fazê-lo, o diretor de prova da etapa sediadora poderá excluí-lo no dia da prova do quadro de organizador, com a perda deste benefício concedido e consequentemente ser desclassificado da etapa, salvo pagamento antecipado da referida etapa para uso de descarte obrigatório, ou ainda participar da etapa.

3.6 Os pilotos deverão ser indicados e divulgados no site antes do início da Copa Alto Vale de Enduro F.I.M.

Obs:    Indicações devem ocorrer antes do início da primeira prova do ano.

A Comissão irá julgar prováveis trocas de pilotos, por motivos de força maior, (acidentado, etc).

 

3.5 Da etapa

3.5.1 O sistema de pontuação será de 25 pontos por etapa (cidade).

3.5.2 O vencedor da prova, será quem tiver o menor tempo.

3.5.3 Havendo empate nos tempos será considerado o vencedor, Item 4.3.

 

4. Do campeonato;


4.1 Será proclamado Campeão da Categoriao piloto que após efetivado o seus descartes, tiver somado o maior número de pontos na sua categoria.

4.2 Será proclamado Campeão da Geral, o piloto que após efetivado o seus descartes tiver somado o maior número de pontos na Geral.

4.3 Persistindo o empate, em ambos campeonatos, o 1º critério de desempate será o piloto que obtiver maior número de pontos sem considerar os descartes, ainda permanecendo os empates, será considerado o maior número de vitórias, permanecendo o empate será considerado o maior número de segundos lugares e assim sucessivamente até o 10º lugar. Permanecendo o empate, considerar-se-á o piloto de maior idade, permanecendo empatados, o desempate será por sorteio.

 

ART.03 – DEVERES DO PILOTO

·         É dever de todos os pilotos nas competições manter o mais alto espírito desportivo para com os demais concorrentes, antes, durante e após a competição e respeitar todas as disposições constantes no presente regulamento e seus adendos, bem como as disposições do Código Brasileiro de Desportos, Código Brasileiro de Motociclismo e Código Nacional de Trânsito. A documentação do piloto e da moto é de única e exclusiva responsabilidade do piloto.

·          Prestar socorro se porventura algum piloto sofrer algum acidente e o mesmo estiver incapaz de se locomover por si só, neste caso desde que comprovado, o piloto que prestou socorro receberá naquela volta a média calculada entre as outras;

 ART.04 - INSCRIÇÕES

* As inscrições devem ser feitas no organizador responsável pelo evento, ou em local por ela determinado.

  É obrigatório ser informado na ficha de inscrição, a marca/modelo da moto, com a qual o piloto participará daquela etapa. As inscrições para cada etapa estarão disponíveis para serem feitas até sábado ao meio dia pelo site ou no dia da prova no local.

OBS: Logo após as 20:00 hs da sexta-feira que antecede a prova, será gerado a Ordem de largada dos pilotos da etapa de domingo. Quem fizer a inscrição e pagamento após as 20:00 hs, largará no final.

 Locais das inscrições:

- On-line: www.copaaltovale.com.br

- No local do evento.

 

As inscrições serão cobradas nos seguintes valores:

Inscrições on-line pagas antecipadamente através de depósito Bancário identificado (PIX) até às 20:00 hs da última sexta-feira que antecede a prova, será no valor de R$ 150,00.

Obs; as inscrições feitas e/ou pagas após as 20:00 hs de sexta até no domingo antes da prova, também serão no valor de R$ 170,00 mas, largarão no final, independente do ranking.

ART.05 – CIRCUITO

* A pista deverá ser praticável em qualquer tipo de tempo, para todos os tipos de motocicletas aceitas neste regulamento. O tempo total para um dia de competição não poderá exceder sete horas e trinta minutos.

ART.06 – PERCURSO / MARCAÇÃO

* O percurso deverá ser marcado por setas indicativas de direção, sinal de confirmação de percurso, sinal de direção errada, e sinalização de trecho perigosos através de placas, tinta spray e/ou bumpings.

* Em áreas de difícil marcação, poderão ser colocados bumpings indicativos do caminho.

* Os pilotos devem seguir rigorosamente as leis de trânsito, nas áreas em que a prova transcorrer em vias públicas, ser habilitado, sob pena de aplicação das leis, pelas autoridades competentes e de DESCLASSIFICAÇÃO da etapa.

 

 

ART.07 – CATEGORIAS

* A Copa Alto Vale Enduro F.I.M será disputada em 17 categorias:

Cat E1 / ESPECIAL A (Motos Importadas)* Motos 2T de fabricação não nacional, com cilindrada até 125cc.

* Motos 4Tde fabricação não nacional, com cilindrada até 250cc

- Excluem-se desta categoria, todas as motos de fabricação nacional, principalmente as motos Honda Modelo CFR230 e motos Yamaha Modelo TTR230, independente da cilindrada, que as mesmas possuírem. (Infrações serão punidas com Desclassificação da etapa.)

 

Cat E2 / PRÓ (Motos Livre)

* Entende-se livre, toda e qualquer moto, de fabricação nacional ou importada, e de qualquer cilindrada. Desde que a mesma possua condições de participar da competição. 

 

Cat E35A - OVER 35 ESPECIAL (A SEREM COMPLETADOS DURANTE O ANO)

* Motos Importadas (todas, cilindrada livre). 

 - Excluem-se desta categoria, todas as motos de fabricação nacional, principalmente as motos Honda Modelo CFR230 e motos Yamaha Modelo TTR230, independente da cilindrada, que as mesmas possuírem. (Infrações serão punidas com Desclassificação da etapa.)

Cat E35B - OVER 35 NACIONAL (A SEREM COMPLETADOS DURANTE O ANO)

* Motos Nacionais - (Conf. Art.07.1) (todas, cilindrada livre).

* Obs: Inclui-se excepcionalmente nesta categoria as motos modelo MXF 250/270 e Kinger 250.

 

Cat E40A  / OVER 40 ESPECIAL (A SEREM COMPLETADOS DURANTE O ANO)

* Motos Importadas de cilindrada Livre.

Cat E4B  / OVER 40 NACIONAL (A SEREM COMPLETADOS DURANTE O ANO)

* Motos Nacionais - (Conf. Art.07.1) (todas, cilindrada livre).

* Obs: Inclui-se excepcionalmente nesta categoria as motos modelo MXF 250/270 e Kinger 250.

Cat E45A - OVER 45 ESPECIAL (A SEREM COMPLETADOS DURANTE O ANO)

* Motos Importadas de cilindrada Livre

Cat E45B - OVER 45 NACIONAL  (A SEREM COMPLETADOS DURANTE O ANO)

* Motos Nacionais - (Conf. Art.07.1) (todas, cilindrada livre).

* Obs: Inclui-se excepcionalmente nesta categoria as motos modelo MXF 250/270 e Kinger 250.

 

Cat E50A / OVER 50 ESPECIAL (A SEREM COMPLETADOS DURANTE O ANO)

* Motos Importadas de cilindrada Livre

Cat E50B / OVER 50 NACIONAL (A SEREM COMPLETADOS DURANTE O ANO)

* Motos Nacionais - (Conf. Art.07.1) (todas, cilindrada livre).

* Obs: Inclui-se excepcionalmente nesta categoria as motos modelo MXF 250/270 e Kinger 250.

 

Cat E6 - NACIONAL LIGHT

* Motos 4T Nacionais até 225cc.

* Motos 2T Nacionais até 180cc.

* Motos 4T Nacionais Mod CRF150cc. Será permitido nesta categoria desde que o piloto apresente Nota Fiscal da mesma sem rasuras, contendo o nº chassi e nº motor de 150cc para conferência obrigatória pelo organizador da cada etapa.

 Excluem-se desta categoria, as motos Honda Modelo CFR 230 e motos Yamaha Modelo TTR 230, independente da cilindrada, que as mesmas possuírem. (Infrações serão punidas com Desclassificação da etapa.)

 

Cat E3A - FORÇA LIVRE PRÓ (250cc PRÓ)

* Motos 4T Nacionais, conforme descrição ART.07.1 desta copa.

* Motos 2T Nacionais.

- Excluem-se desta categoria, as motos Honda Modelo CFR 230, motos Yamaha Modelo TTR 230, (Infrações serão punidas com Desclassificação da etapa.)

* Obs: Inclui-se excepcionalmente nesta categoria as motos modelo MXF 250/270 e Kinger 250.

Cat E3B - FORÇA LIVRE NACIONAL (250cc)

* Motos 4T Nacionais, conforme descrição ART.07.1 desta copa.

* Motos 2T Nacionais.

Excluem-se desta categoria, as motos Honda Modelo CFR 230, motos Yamaha Modelo TTR 230, as motos modelos MXF 250/270/300, independente da cilindrada, que as mesmas

 

Cat E4A - 230 PRÓ (Conf. Art.07.1)

* Motos Honda, somente modelo CRF 230cc.

* Motos Yamaha, somente modelo TTR 230cc.

 

Cat E4B - 230 (Conf. Art.07.1)

* Motos Honda, somente modelo CRF 230cc.

* Motos Yamaha, somente modelo TTR 230cc.

 

CAT E8 / TRILHEIROS

*Para pilotos que tenham participado mais de 3 etapas em quaisquer campeonatos de Enduro. Será desclassificado da categoria após averiguações e comprovadas as irregularidades.

* Entende-se livre, toda e qualquer moto, de fabricação nacional ou importada, e de qualquer cilindrada.

 

Cat Jr.

*   Motos e cilindradas livres.

*   Categoria exclusivamente para pilotos de 15 a 17 anos (menores).

Esta categoria será de responsabilidade única e total da organização local do evento. Pois não poderá esta categoria transitar em vias públicas com suas motos, como também ter autorização expressa de responsabilidade de um responsável  “pais”, e ser a última categoria a largar dentre todas, para propiciar maior segurança.

Categoria esta que poderia esporadicamente ser feita em cidades que atendam ao quisito de não utilizar vias públicas, como também, a premiação em troféus ser obrigatóriamente separado das demais categorias e feitas por cidades /etapas não havendo campeonato anual para esta categoria.

ART.07.1 - Motos consideradas nacionais perante a copa

HONDA - CRF 230, CRF 250F, XR 200, NX 200, NXR 250, TORNADO, CG, BROS, XLs, TWISTER, CRF 250F.

YAMAHA - TTR 230, DT 180, DT 200, XTZ, LANDER 250

Todas as demais não listada no item acima, serão consideradas importadas

 

ART.07.2 - CRITÉRIOS DA CAT 230.

* Não participam e não podem inscrever-se nesta Categoria 230, os pilotos que:

Estejam ranqueados (classificados) em até  colocado em ambas Categorias 230 da copa, utilizando-se a CLASSIFICAÇÃO GERAL do campeonato do ano anterior. As punições para os pilotos inscritos irregularmente, na categoria 230 vão desde a realocação para a categoria 230 Pró, até a desclassificação da etapa em casos de reincidência. Sendo estas julgadas pela direção de prova ou pela comissão Organizadora, a qualquer tempo ou data

 

ART.07.2.1 – RELAÇÃO PILOTOS DA 230 PRÓ PARA 2024 CONFORME CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO.

10º GUILHERME FRANZNER 15.050p, 16º ALTAIR BALDO JR 13.660p, 23º ALISSON SCHUTZ 11.270p, 27º JEFFERSON TONNET 10.260p, 39º RAFAEL BACKES 7.130p, 42º RODRIGO E. GOEDERT 6.390p.  Estes pilotos deverão obrigatoriamente participar desta categoria, se quiserem andar na categoria modelo 230cc, pois foram os  melhores ranqueados nesta categoria, como prevê Art.07.2.

 

ART. 07.3 – CRITÉRIOS DA CAT E3B - FORÇA LIVRE NACIONAL (250cc)

* Não participam e não podem inscrever-se nesta Categoria FORÇA LIVRE NACIONAL , os pilotos que:

Estejam ranqueados (classificados) em até  colocado em ambas Categorias FORÇA LIVRE, utilizando-se a CLASSIFICAÇÃO GERAL do campeonato do ano anterior. As punições para os pilotos inscritos irregularmente, nesta categoria vão desde a realocação para a categoria FNL PRÓ, até a desclassificação da etapa em casos de reincidência. Sendo estas julgadas pela direção de prova ou pela comissão Organizadora, a qualquer tempo ou data

 

ART.07.3.1 – RELAÇÃO PILOTOS DA FORÇA LIVRE PRÓ (250cc) PARA 2024 CONFORME CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO.

1º EDUARDO TUMLER 21.060p, 7º GEOVANI GOEDERT 17.660p, 11º RODRIGO MAGNANI 14.870p, 15º DALVAN HANG 13.980p, 25º MICKAEL SOUZA 10.820p, 39º DANIEL DENIS KRUMM  7.080p  estes pilotos deverão obrigatoriamente participar desta categoria, se quiserem andar na categoria 250cc, pois foram os  melhores ranqueados pelo geral nesta categoria, como prevê Art.07.2.

ART. 08 – PREMIAÇÕES

 

Serão entregues troféus para as seguintes categorias;

Cat E50A - Over 50 Esp – 5 Troféus

Cat E50B - Over 50 Nac – 5 troféus

Cat E45A - Over 45 Esp – 5 Troféus

Cat E45B - Over 45 Nac – 5 Troféus

Cat E40A - Over 40 Esp  – 5 Troféus

Cat E40B - Over 40 Nac  – 5 Troféus

Cat E35A - Over 35 Esp – 8 Troféus 

Cat E35B - Over 35 Nac – 8 Troféus   

Cat E1 - Especial A  –  8 Troféus

Cat E2 - Pró    –   8 Troféus 

Cat E3A - Força Livre Nac Pró – 8 Troféus

Cat E3B - Força Livre Nac – 8 Troféus  

Cat E4A - 230 Pró  – 8 Troféus

Cat E4B - 230  – 8 Troféus

Cat E6 - Nac Light  –  8 Troféus

Cat E8 - Trilheiros – 8 Troféus

** Depende de cada cidade requerer - Promocional

Cat E7 - Cat Jr. – 3 Troféus

Cart Cg-zeiros –

 

ART. 08.1 – PREMIAÇÕES DO CAMPEONATO

Toda categoria terá premiação de 5 troféus para o final do campeonato. Terá direito a esta premiação, todo e qualquer piloto que tenha ao mínimo participado ou ter pago a sua inscrição em 50% + 1 das etapas do campeonato no ano corrente.

 

ART. 08.2 – Nas categorias promocionais como Jr. e Cg-zeiros não haverá premiação final.

 

ART. 09 - FILIAÇÕES

A partir no ano de 2019 não será mais obrigatória a filiação à FCM para poder pontuar no campeonato e ter seus resultados homologados via site Copa.

ART. 09.1 Todo piloto terá o direito a pontuar no campeonato, federado ou não.

 

ART.10 – REPAROS E MANUTENÇÕES

* Todo reparo ou manutenção nas motocicletas deverão observar os critérios a seguir:

* Piloto poderá receber ferramentas em qualquer parte da prova, porém ele só pode receber peças de reposição no parque de trabalho, ou nos controles horários (CH).

* É proibido o uso de ferramentas elétricas e ou movidas a ar comprimido, exceto as movidas por baterias internas e um compressor para encher o pneu.

* Os reabastecimentos (gasolina e óleo), somente poderão ser feitos nos CHs com os motores desligados.

* É proibido ao piloto colocar, durante a prova, sua motocicleta em qualquer lugar fechado, tal como Vans, tendas fechadas, etc.

* O piloto pode receber a qualquer tempo e lugar, câmaras de ar e cilindros de ar, que poderão ser trocados a qualquer tempo. (LIBERADO TROCAR RODAS, somente local largada /estacionamento e CH - Neutro).

* O não cumprimento de qualquer destes itens descritos acima, acarretará na desclassificação do piloto.

 

ART.11 – PARQUE FECHADO

* Toda prova deverá ter uma área cercada e descoberta destinada ao Parque Fechado que abrigará as motocicletas.

ART.12 – PROCEDIMENTO DE LARGADA

* É obrigatório todo e qualquer piloto fazer a volta de reconhecimento sob pena de 20:00 minde penalização acrescidos em seu tempo.

* Nos dias da prova, os pilotos devem entrar no Parque Fechado antes de seu horário de largada, para se prepararem para levar sua motocicleta para a Área de Largada.

* Seguindo a ordem de largada, o piloto deve se dirigir a linha de largada e aguardar o sinal de largada.

 

ART.13 – ORDEM DE LARGADA

 Segue-se a hierarquia, nas etapas que forem conjuntas com os Campeonatos da F.I.M., CBM, FCM e Copas Alto Vale, Copa Interclubes, ou seja, larga-se nesta ordem, com cada campeonato seguindo seu regulamento.

* A partir de 2024, o ranking de largada será de modo unificado com Campeonato Brasileiro de Enduro, Campeonato Catarinense de Enduro, Copa Alto Vale e Copa Interclubes, proporcionando assim, maior segurança aos pilotos, mantendo o nível e qualidade técnica em ambas as Copas. (Sempre será considerado a Classificação geral)

 * Os pilotos da Copa Alto Vale Enduro, largarão sempre pela CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO, independente da classificação por categorias ou cilindrada da moto.

- A largada da primeira prova do ano, segue a CLASSIFICAÇÃO GERAL DO CAMPEONATO DO ANO ANTERIOR, no caso de 2024. OS pilotos do descarte da primeira prova, levam este para a segunda prova.

 

OBS 1: A DIREÇÃO DE PROVA, TEM O PODER E O DEVER DE RECLASSIFICAR A ORDEM DE LARGADA DO PILOTO DE RENOME NO CENÁRIO NACIONAL OU ESTADUAL, OU  RANQUEADO NA FCM OU CBM, NO INTUITO DE MANTER A SEGURANÇA E A COMPETITIVIDADE DA PROVA, INCLUINDO OS PILOTOS DA COPA INTERCLUBES E COPA MEIO OESTE, AO QUAL SE NÃO ESTIVEREM RANQUEADOS NA ALTO VALE, PODERÃO OS 15 PRIMEIROS DE AMBAS COPAS, SEREM RELOCADOS POR MOTIVOS DE SEGURANÇA.

 

OBS 2: O PILOTO QUE NÃO TIVER CLASSIFICAÇÃO NO GERALAPÓS A 1º ETAPA, DEVERÁ OBRIGATÓRIAMENTE LARGAR APÓS OS PONTUADORES DA COPA, INDEPENDENTE DA CILINDRADA DA MOTO E DA SUA CATEGORIA.

 

* A largada será preferencialmente de 2 pilotos por minuto, podendo ser de 3 ou até 4 pilotos.

 

ART.14 – LIMITE DE ATRASO

* Um piloto que chegar no controle horário (CH) com mais de 30(trinta) minutos após sua hora inicial de largada prevista para a volta está automaticamente DESCLASSIFICADO. Contudo, o piloto poderá, sobre sua própria responsabilidade, continuar na prova até que o Diretor de Prova tome a decisão final. Se o piloto convencer o Júri que ele atrasou por circunstâncias excepcionais independentes de sua intenção, como por exemplo, um atraso causado por levar os primeiros socorros a um ferido em caso de acidente grave, uma tolerância de tempo suplementar lhe será concedido. O pretexto de haver empecilho por um outro concorrente não poderá ser aceito como uma desculpa válida.

 

ART.15 – FORFET “NÃO APLICÁVEL

* O piloto que completar 50% das especiais da prova, terá o direito de “forfetar” as especiais não completadas, a ele será atribuído o tempo máximo de cada especial não completada (CT ou ET).Que será definido pela direção de prova, e constará no regulamento particular, caso não esteja pré-definido, será usado 3 (três) vezes o PIOR tempo da especial; e para os CH´s não registrados receberá o tempo máximo (30 minutos por CH). Quando o número de especiais for impar, será computado 50% + 1.

ART. 15.1 – FORFET “NÃO APLICÁVEL

É obrigatório o piloto completar mais que 50% dos especiais válidos, para que o mesmo tenha direito a pontuação na referida etapa. (50% + abertura de especial ou CH)

 

ART. 16 – FORFET (50%)

* Em casos especiais, onde mais de 50% dos pilotos não completaram a prova pela intransponibilidade do percurso, e tiverem largado pra fazer a prova terão a sua pontuação válida para aquela etapa. 

ART. 16.1 – (FORFET – PANE GPS / SISTEMA APURAÇÃO)

* Nos casos em que houver uma pane no gps ou apuração, onde não tiver os dados do mesmo, sem o piloto ter culpa do mesmo, se adotará o critério de média geral.

 

ART.17 – DESCLASSIFICAÇÃO

Será automaticamente desclassificado o piloto que:

* Piloto que for fazer a 5ª volta sem ou com a devida autorização da direção da prova e por consequência vier a atrapalhar algum piloto que estiver em sua volta/percurso de tempo válido....

* Participar em categoria a qual sua moto não se enquadra.

* Trocar de moto, ou itens marcados na vistoria.

* Receber peças de reposição ou ajuda externa fora dos Parques de Trabalho entre as bandeiras branca e amarela nos CHs.

* Perder algumas das marcas da vistoria técnica, bem como substituir algum item marcado.

* Pilotar fora do caminho definido ou em sentido contrário.

* Não observar as leis de trânsito.

* Percorrer o percurso de moto antes da prova.

* Percorrer qualquer teste especial em algum veículo (Só é permitido a pé).

* Modificar o cartão de horário ou percurso, ou utilizar um cartão de horário de um outro piloto.

* Cortar caminho, agindo de má fé.

* Treinar no circuito.

 2ª infração – Desclassificação.

* Praticar testes sobre o percurso dos testes especiais.

* A cilindrada divergir da indicada na ficha de inscrição.

* Efetuar depósito Bancário, inválido ou não compensado.

 

ART.18 – PROTESTOS

* Os protestos contra pilotos, motocicletas e atitude anti-esportiva poderão ser feitos verbalmente ou por escrito (de preferência) pelo piloto ou chefe de equipe e entregue ao Diretor de Prova, no dia da prova, e somente no dia da prova

* Protestos contra resultados poderão ser feitos verbalmente ou por escrito (de preferência) pelo piloto e entregues diretamente ao Diretor da Prova no dia da prova, e somente no dia da prova, mesmo pós a divulgação do resultado (pódio).

* Conforme código disciplinar da F.I.M. o Júri deve tomar decisões sobre as infrações e punir imediatamente o piloto durante a etapa do Campeonato.

* As punições possíveis são:

* Advertência.

* Penalidade de tempo ou pontos.

* Desclassificação.

* Não cabem protestos contra decisões das autoridades da prova.

 

Casos omissos, podem ser julgados e punidos a qualquer tempo e data, dentro do decorrer do Campeonatopela Comissão Organizadora.

 

ART. 19 – PONTUAÇÃO PARA O CAMPEONATO NO GERAL.

Os critérios de pontuação para o CAMPEONATO GERAL obedecerá os critérios usados anteriormente.

 

ART.20– DISPOSIÇÕES GERAIS

* A Comissão Organizadora é formada por dois representantes de cada Trail promotor da Copa, tendo esta, totais e plenos poderes para julgar e decidir sobre os casos omissos ou não, a este Regulamento.

 

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Última modificação: 19 novembro, 2024